segunda-feira, 24 de outubro de 2011

REPORTAGEM - MERIDIANA

Como ensinar consciência ecológica?

Sabe-se que educação ambiental é um dos temas mais discutidos atualmente e que educar para uma vida ecologicamente sustentável é um trabalho que tem que iniciar quando as crianças são pequenas. A Escola Municipal de educação Infantil Tio Luiz desde cedo auxilia as crianças na sua formação socioambiental.
No decorrer do ano escolar são realizados projetos sobre o tema, conscientizando os pequenos a não desperdiçar água e energia elétrica, as primeiras noções de separação de lixo e principalmente a não jogar lixo no chão, pois a pequena embalagem de bala ou salgadinho causa um grande estrago ambiental.
Também incentivamos os pequenos juntamente com as suas famílias a recolher materiais recicláveis para a construção de brinquedos. Nesse momento além de explorar a criatividade, é possível compreender que nem todo o lixo precisa ser descartado, que boa parte deve ser reciclada, para eles o reaproveitamento se transforma em brinquedos alternativos.
Em contraponto, ao realizarmos trabalhos de observação na rua com as crianças nos deparamos com lixo de todos os tipos jogados nas vias publicas. Algumas vezes até mesmo o lixo que deveria estar em lixeiras, ou amontoado em esquinas pelos garis, aguardando pelo recolhimento que deveria ser realizado na seqüência. Porem isso nem sempre acontece, algumas vezes ele acaba ficando neste local por mais que um dia, facilitando a ação de animais domésticos que rasgam as embalagens e espalham detritos pelo local, acasionando sujeira e mau cheiro.
Deparando-se com esse fato não sabemos o que responder para a criança que nos questiona o porquê do lixo estar espalhado pelas ruas, enquanto deveria estar em lixeiras ou ser recolhido pela empresa responsável.

Meridiana Bernardi Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil.
Disponível também em http://www.jornalfolharegional.com/ dia 25 de maio de 2011

Reportagem publicada pela aluna Meridiana Bernardi - Pedagogia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário